Você conhece o ritmo Zouk? Vamos dançar?
Zouk que significa "festa" é um ritmo musical originário das Antilhas (Guadalupe e Martinica). Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte e nordeste do Brasil. No estilo brasileiro utiliza-se a música Zouk para uma espécie de dança oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. Mais não confunda a musica com a dança. Assim como o merengue o Zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).
O ritmo Zouk Brasileiro pode ser dançado através de diversos ritmos: kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk, Zouk R&B. A dança Zouk do caribe pode ser vista hoje na França e na Inglaterra, por exemplo. A dança lambada perdeu destaque no começo dos anos 90, mas sobreviveu, pois já havia sido feitas nas "lambaterias" muitas experiências com variados gêneros musicais que tiveram a batida (base de marcação) que permitisse dançar. Então as musicas francesas, espanholas, arábes, estadunidenses, africanas, caribenhas, entre outras garantiram a continuidade da nossa dança. Entre todos os gêneros musicais o Zouk foi o que melhor se encaixou nesse contexto, com isso tornou-se o preferido para se dançar.
Embora ainda pouco conhecida pelo público que não pratica danças de salão, é o estilo de dança que mais vem crescendo. E ultimamente o Zouk esta bombando na Tv. Temos como exemplo o quadro Dança dos Famosos do programa do Faustão, desde sua primeira edição o ritmo Zouk é apresentado, além de apresentações no Programa do Jô, Altas Horas e Estrelas.
Selecionei algumas músicas em (remix) para vocês curtirem! Vamos começar com irreverente ritmo Lambada, que foi o precursor do ritmo Zouk.
Olhem só:
Kaoma - The Lambada Original
Justin Timberlake Ft. Jay Z - Suit & Tie (Zouk Remix by Phraze)
Rihanna - Diamonds Zouk Remix by Phraze
Wanessa Camargo - Amor amor Zouk Remix
Mais e ai, curtiram?!
Beijos,
Karine Baesse
Beijos,
Karine Baesse

Nenhum comentário:
Postar um comentário